PB

Internet

1 pages
4 views

Please download to get full document.

View again

of 1
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
Share
Description
add your abstract here
Transcript
  Revista Virtual Textos & Contextos, nº 1, nov. 2002.   Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 1, ano I, nov. 2002 1 OBRA RESENHADA: Vidas ao Léu: Trajetórias de Exclusão Social. Sarah Escorel. Rio de Janeiro, ed. Fiocruz, 1999 1  RESENHISTA : Fabiane K. Santos Uma obra inquietante. A autora permeia entre uma cartografia da real situação da população de rua e os sentimentos nela despertados por este modo tão peculiar de viver: a margem da sociedade. O livro nos remete a práticas cotidianas de exclusão social. Práticas estas que, na maior parte dos casos, aparecem como uma negação da sociedade em permitir a inclusão desta população, tão específica e segregada socialmente. O início desta obra é marcado pelo resgate e abordagem de uma reflexão teórico-crítica sobre o que seria “exclusão social”. Logo após, a autora esforça-se em desvendar a lógica interna destes sujeitos, articulando de modo muito claro a teoria e a prática, integrando brilhantemente o marco conceitual e seu trabalho de campo, tornando-a uma referência metodológica importante para este tipo de estudo e análise. De modo empírico, este estudo nos demonstra dados sistemáticos sobre o estilo de vida, as escolhas, os sentimentos dos “moradores de rua”, denominação destinada pela nossa sociedade a esta população. O estudo se reflete em mais do que um parecer, e mostra a real condição destes sujeitos que, gostemos ou não, também estão presentes na nossa realidade. A habilidade de se utilizar de uma extensa pesquisa a partir dos escassos dados oficiais e de organizações não-governamentais que prestam assistência a este público, entre outras, também foi uma forma de comparação entre as diferentes realidades que encontramos em nosso país, marcado pela sua visão de que a exclusão social é um indício do custo social da globalização econômica mundial. O pioneirismo desta obra também é relevante, pois nos deparamos com escassos meios de divulgação científica de estudos relacionados a esta população. Neste sentido, além de colaborar no preenchimento desta lacuna, a autora ainda consegue resgatar um pouco da vida destes sujeitos, mostrando que além de serem, fazem parte de sua própria história, o que é demonstrado nos relatos da população estudada, presente ao longo de todo estudo. 1  Resenha elaborada por Fabiane K. Santos, mestranda do PPGSS - PUCRS
We Need Your Support
Thank you for visiting our website and your interest in our free products and services. We are nonprofit website to share and download documents. To the running of this website, we need your help to support us.

Thanks to everyone for your continued support.

No, Thanks